quarta-feira, 18 de março de 2015

Jardim Bonito e Sem Gastar Muita Água!

Estamos vivendo em uma época bem diferente daquela de 20 anos atrás, onde brincávamos com a água da mangueira em dias quentes e esbanjar esse líquido tão precioso não nos rendia multas caras. A conscientização para combater o desperdício de água chegou a todos os lugares, inclusive ao nosso jardim. Recebemos muitas dúvidas de nossos clientes e amigos indagando o que fazer para não gastar água e mesmo assim manter as plantas vistosas.

       Esquema de Evapotranspiração (fonte: divulgação)
Primeiro vale lembrar que regar as plantas não é um desperdício de água, uma vez que as plantas quando são irrigadas liberaram água pela evapotranspiração (que é a perda de água do solo por evaporação e a perda de água da planta por transpiração) que é essencial para umidificar o ar e ajudar na formação de chuvas na cidade. Por isso engana-se quem acha que regar as plantas é desperdiçar água.


Porém não vamos nos arriscar a pagar uma fortuna na conta de água sendo que podemos utilizar de algumas dicas para economizar na hora da rega:


1. Saiba quando é hora de regar! Se, ao colocar o dedo na terra você sentir que ela está úmida, a rega pode esperar mais um dia.

2. Evite o quanto puder o uso de mangueira. Se for inevitável, escolha aquele modelo com controle de jato. Mas o ideal mesmo é que se use baldes ou regadores, para ter maior controle do gasto. Se o jardim for muito extenso, um sistema automatizado de irrigação pode ser a melhor saída para controle do uso da água.

3. Se o tempo estiver chuvoso, deixe a rega por conta da natureza. Caso as plantas estejam dentro de casa ou em local coberto, capte a água que escorre do telhado ou laje para regar mais tarde.

4. Evite regar as plantas com o sol a pino, momento que a água evapora muito mais fácil. Prefira o fim da tarde ou início da noite.

5. Monte um sistema de gotejamento simples com uma garrafa plástica. Faça um pequeno furo na parte de baixo da garrafa e deixe que a água escorra continuamente para o vaso, assim a terra fica mais tempo úmida e perde menos água para a evaporação.

6. Cubra seus vasos com algum tipo de matéria orgânica, como folhas velhas, argila expandida, musgo ou palha. Isso diminui a perda de água, mantendo o solo mais tempo úmido. Evite apenas matéria em decomposição como cascas de verduras ou frutas, esse composto pode fermentar e prejudicar sua planta!

7. Manter a grama alta evita a perda de água e diminui a frequência de regas!


Respondendo à dúvida da leitora Vanessa Azevedo:

Olá pessoal! Recebi uma matéria por e-mail de um site dizendo que para economizar na hora da rega, vale utilizar a água que sai da maquina de lavar para aguar as plantas. Essa informação é verdadeira? não vou matar minhas plantas?

Olá Vanessa, em partes essa informação é verdadeira sim. Ao lavar as roupas, aquela primeira água da lavagem (primeiro ciclo) fica contaminada com diversos sais, metais pesados e substâncias diversas que podem prejudicar nossas plantas, essa água pode ser descartada para descarga de vaso sanitário ou limpeza do quintal, nunca para regar as plantas. Agora a água de enxague (segundo clico em diante) contém apenas resquícios de sabão e amaciante que já não prejudicam as plantas podendo ser utilizada sim. (Só é recomendável que não se utilize água da máquina para irrigação de hortas.)